Os Melhores do Ano

O Olhar Pentecostal apresenta os que mais se destacaram 2m 2013 Mais informações »

Senhor do Tempo

Olhar Pentecostal analisa o novo CD de Eliane Silva; Mais informações »

Entrevista com Célia Sakamoto

Confira um pouco mais sobre esse ministério Mais informações »

'O Menor da Casa'

Olhar Pentecostal analisa novo CD de Rose Nascimento Mais informações »

1 de setembro de 2012

Olhar Pentecostal analisa novo CD de Shirley Carvalhaes

O estilo pentecostal é um dos mais tradicionais das igrejas evangélicas no Brasil e mesmo assim se renova, mas não perde a essência e continua no auge sendo um dos mais apreciados e vendidos dentro do Gospel. Parte do que ouvimos devemos a Shirley Carvalhaes que foi uma as precursoras desse estilo no Brasil. As novidades e até mesmo a ousadia de incrementar novos sons ao pentecostal contribuíram e muito para chegar onde chegamos.

Com 35 anos de história e muitos sucessos acumulados a cantora Shirley Carvalhaes dá um novo passo em sua carreira lançando ‘O Tempo de Cantar Chegou’ recém lançado pela Sony Music. E mais uma vez o Olhar Pentecosta sai na frente e faz a primeira analise desse disco pentecostal que veio pra marcar o ano de 2012.
Ouvi Dizer  – O CD inicia com uma canção auto profética. Os arranjos dão inicio a uma canção que lembra do poder de Jesus, aquele que curava por onde passava. A primeira parte da canção lembra passagens bíblicas e depois mescla a história com a atual realidade de pessoas que buscam um milagre. É nesse momento que inicia a mensagem de autoridade. “Mas hoje o milagre viverei, mas hoje minha vida vai mudar. É hoje eu sei, o milagre vai chegar. Eu vou sair daqui curado, eu sei que vou ser tocado, o lugar encheu, o próprio Deus me escolheu, o escolhido desta vez fui eu...” Podemos dizer que o CD começou muito bem mostrando o pentecostal a todo vapor e não podemos deixar de elogiar a composição delas (Gislaine e Mylena) que vem brilhando cada dia mais. Linda canção, vai fazer sucesso nas igrejas, anota isso!

Eu Sou Deus – Canção escrita por Jazinho – Essa já inicia com aquele clima de quem vem forró de Jeová. Essa canção é bem a cara da Shirley e parece de CDs antigos que trabalhavam mais esse estilo. Esse é um forrózinho mais lento e o destaque para os arranjos. A canção é boa e me lembra o CD ‘Silêncio Aflito’, mas não é o estilo que aprecio!

Primavera – Uma declamação em hebraico feita por Leonardo Gonçalves dá uma cara nova nessa canção. Ao ouvir a letra conseguimos entender o porquê do título do CD. A letra é incentivadora, fala de promessas restauradas e destaque que o ‘Tempo de Cantar Chegou’  Por ser mais reflexiva talvez não possamos classificar a canção como Pentecostal, mas com certeza é o estilo ‘Shirley Carvalhaes’.

Tanque de Betesda (Moisés Clayton) – A música começa sendo cantada em primeira pessoa contando o drama de quem deseja se curar, mas não consegue ir por conta própria até o tanque de Betesda. Quando a canção chega na parte do encontro com Jesus ela inda continua em primeira pessoa, mas ai são as palavras de Jesus sendo cantadas. Depois da faixa 1 essa é outra grande pentecostal com letra trabalhada e arranjos de peso. Uma declamação também relata a história e cá entre nós ficou muito boa a declamação da Shirley (Autoridade e unção). Pra mim é uma das melhores canções do CD. 

Farol na Escuridão  - A composição é de Raimundo Neto e mostra um pentecostal mais pop e mais alegra. O peso do pentecostal dá lugar a uma canção que fala de comunhão entre criação e criador. “É o meu sol, minha luz, na escuridão é meu farol. Não consigo te deixar, mesmo que eu tente não dá, pra sempre vou te amar”. Arranjos leves e o tom de descontração dão um brilho a mais nessa canção. 

Caminho do Mestre (Junior Maciel/Josias Teixeira) – Os arranjos foram mais trabalhados nessa música, um tom de aventura dá inicio á canção mais pentecostal do disco. Aliás o pentecostal é percebido facilmente e aos poucos a letra e a melodia vão evoluindo e ganhando força. Pra melhorar o back vocal soma e entra em cena no momento certo. O refrão é um espetáculo e dá arrepios. Antes mesmo de ouvir toda canção eu já escolhi essa como a melhor do CD. Nos conjuntos vai ter regente brigando por essa canção. Merece ser ouvida várias vezes e mais que isso, merecia ser o single do CD e ganhar versão em clipe!

Amigo do Peito (Emanuel Albertini) – O estilo pentecostal sertanejo está de volta, mas não pense que você ouvirá um sertanejo universitário não. Essa canção é pentecostal sertanejo raiz de verdade. Lembra canção de antigamente, com isso você ouve e sente aquela sensação gostosa de quando a gente ligava o rádio e ouvia canções simples, mas cheias de Deus como essa. Merece destaque pela letra, arranjos e composição. Aliás podemos dizer que Shirleu sabe escolher canções como ninguém!



Movimento de Deus  - Marquinhos Nascimento compôs mais um reteté daqueles que não podem faltar em CDs de Shirley Carvalhaes. Embora seja legal essas canções se tornam muito clichês em CDs pentecostais. Mas tem gente que gosta e é tradição!
Vivas em mim (Natanael Rodrigues) – Essa letra é Deus falando com seu filho. Fala do amor e o desejo de Deus abençoar os filhos que o buscam de verdade. A canção é boa, mas não tem ‘aquele brilho’ ou muito diferencial. Mas não deixa de ser boa, principalmente na letra!

Lábios de Mel (Alessandro Almeyda) – Shirley cantando música romântica é novidade e quer saber ficou bem legal! Talvez a missão mais difícil seja tentar desvincular a imagem de Shirley Pentecostal e passar a ouvir a Shirley Romântica. Algumas pessoas vão dizer que a música é brega, mas o clima romântico deve ser apreciado em todos os estilos não é mesmo? 



A fé  - Essa é mais uma composição de Moisés Clayton que trata da confiança em Deus. O tema principal, assim como já diz o título é A Fé que nos leva a não desistir e avançar em Deus. “É pela fé que essa muralha em sua frente hoje vai ter que cair,e essa tempestade forte vai chegar ao fim...”. A letra é mais uma vez profética e lança palavras de vitória sobre os filhos de Deus que sabem usar a fé. Tem a cara do circulo de oração e merece ser ouvida mais de uma vez. 

Olha Eu de Novo (Denner de Souza e Adriano Barreto) – Essa canção me lembrou o estilo ‘Há uma saída’ + ‘Vendavais’ que deu origem a uma letra que fala da proteção de Deus e da vitória que ele concede. A canção é mais uma grande pentecostal que compõem esse novo disco. Letra rapidinha e o back bem distribuído fazem dessa uma das melhores canções do CD. E embora possam dizer que essa letra segue a moda ‘Sabor de Mel’ eu descordo pois a canção fala de Deus exaltando seus filhos diante do inimigo e isso é bíblico porque ele trabalha em favor daqueles que nEle esperam!  

Esse Adorador - Escolhida como single do CD a letra escrita por Rozeane Ribeiro foi altamente elogiada pelo público que pode conferir a volta do pentecostal Raiz de verdade. E falando em verdade uma das grandes verdades é que as canções de Shirley são pautadas na bíblia e talvez por isso tenha um brilho a mais.  ‘Esse Adorador’ faz uma analogia sobre tema histórico comparado com os dias de hoje. O refrão é a melhor parte da canção que encerra nossa analise com chave de ouro ou chave de fogo como gostam de falar os pastores pentecostais no final de congressos. 

Meu top 5 é: 
Caminho do Mestre // Esse adorador // Ouvi Dizer // A Fé // Olha eu de novo

Conclusão: O CD está muito bom e merece nota 9,5. Não tem o seu? Vai correndo e garanta o seu!

O que vc achou?

20 comentários :

  1. Um...bem imparcial....sou fãnzona de Cassiane, mas admito que esse cd de Shirley abalou. Tava ouvindo no you tube e gostei de todas as músicas. Eu queria que Cassi gravasse um cd assim.

    RACHEL

    ResponderExcluir
  2. o cd ta simplismente perfeito

    ResponderExcluir
  3. Shirley é mt boa na interpretação... O que é aquela interpretação no Tanque De Betesda, a letra arrepia e a interpretação, sem comentários... GLÓRIA... Também no Caminho Do Mestre, a Shirley e a melodia valorizaram demais a composição.. A Fé, foi gravada pela dupla Raíssa E Ravel, mas a melodia que deram pra voz da Shirley ficou mais arrepiante; Farol na Escuridão e Amigo Do Peito são sertanejos demais... Gente tem gente que deveria se espelhar na Shirley pra gravar sertanejo cristão... Primavera e Vivas Em Mim são calmas transmitem uma mensagem de peso... Realmente muito bom... E o que dizer de Movimento De Deus?1 tem forró mais bem feito que esse?... Claro; que, não; pelo menos ainda encontrei... Única reclamação é que eu esperava mais do Olha Eu De Novo, a letra é perfeita mas a melodia não bateu, não embalou...

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a análise!!! Gosto das analises do olhar pentecostal pq são bem realistas!!
    JUNINHO aí de cima disse que esperava mais....porém eu achei linda linda!!! Foi umas das que mais gostei!!
    Gostei da nota do olhar pentecostal...mas aumentaria 3 décimos na nota...ficando então 9.7!!

    Parabéns Olhar Pentecostal!!

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não ouvir o CD...Mas pelo visto, SHIRLEY arrebentou!!! Parabéns OLHAR PENTENCOSTAL pela imparcialidade!Isso merece destaque...

    ResponderExcluir
  6. Eu já tou fã desse cd....muito bom...muito show...coisa TOP!!

    ResponderExcluir
  7. Até agora estou surpreso com a audácia dela em gravar a música 'Lábios de Mel'… ela é simplesmente única!

    ResponderExcluir
  8. Eita!!! esse cd mal saiu e já tá estourado desse jeito!! muito bom mesmo...já ouvi todas no you tube e gostei muito.

    ResponderExcluir
  9. valquíria2/9/12 4:04 PM

    Concordando com a Gisele....acho que a nota deveria ser 9,7...

    Amei demais os forrozinhos que tem no cd!!

    Eu Sou Deus e Movimento de Deus são ótimos!!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito deste CD e quero logo o meu!
    A música "A Fé" é uma regravação de Rayssa & Ravel, que eu acho até melhor, mas ela também arrebentou cantando essa faixa!
    Nota 1000!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu dou com todo gosto um 10 pra esse cd!! O melhor que ouvi até agora!

    ResponderExcluir
  12. Gente! Shirley arrasou. Lindo cd.

    ResponderExcluir
  13. Gente ela arrasou e minhas maninhas Gislaine e Mylena e Rozeane ribeiro, também não ficam fora dessa. Nossa esse CD é muito forte. O Melhor de todos que estavamos esperando! #OTempoDeCantarChegou

    @DaniellRussell

    ResponderExcluir
  14. Leandro Borges6/9/12 11:23 PM

    Concordo com a análise, pois senti quase as mesmas coisas citadas. O CD está lindo mesmo, e eu mesmo acabei comprando no iTunes por não aguentar a chegada dele (e do play-back) comprados no Gospel Goods. Já o ouvi do ínicio ao fim por diversas vezes, mesmo não gostando muito do forró pentecostal "Movimento de Deus". Discordo em alguns pontos de vista do analisador, como por exemplo, quando fala da música "Eu Sou Deus". Ela não é bem um forro, e sim um tango, também característica da Shirley, que gosta muito de testar outros ritmos em seus CD´s. Foi uma das primeiras a usar a lambada, na música "Ninguém Vê", do disco "Diga-me Porque". Shirley Carvalhaes é a pioneira da música gospel e sempre teve muito à frente do seu tempo. Aprenderam com ela outras cantoras, como Cassiane (que faz até mais sucesso que a própria Shirley), Lauriete, Elaine de Jesus, Fernanda Brum e Mara Lima. Nota-se também que a escolha do repertório dos seus discos é feita com muita criticidade, pois ela sempre quer ser coerente com a Bíblia. A parte romântica da Shirley também já é bem conhecida desde o CD "Página Virada", quando ela canta em dupla a canção "Voz do Coração". Enfim, pra mim, que sou fã dela há mais de 25 anos (tenho 30 hoje... rsrs) e comecei cantando os hinos dela muito pequeno na igreja, é bem difícil escolher uma canção preferida, pois a cada CD lançado ela se supera, fazendo algo sempre melhor. Este, pra mim, é o melhor CD dela. Sinto mais limpo, mais puro. Até mesmo a voz dela está diferente. Notei que as "arranhadas" que ele costuma fazer com a voz e usar bastante nas gravações e apresentações ao vivo foram poucas neste CD, o que o deixou mais clean, eu acho. Mas, uma coisa é fato: pra um CD aguardadíssimo e que vem sendo preparado desde Dezembro/2011, superou todas as expectativas e talvez por isso, pela demora e mais tempo para caprichar nos detalhes e arranjos, tenha ficado tão bom. Como já disse, a análise está ótima, mas eu aumentaria a nota para 9,8 por dois motivos: O primeiro é por conta do forrozinho de "Movimento de Deus, que eu não curto muito mesmo (essas músicas parecem sempre clichês) e da letra da música "Eu Sou Deus", que eu acho que acabou se misturando muito com o que realmente ela tinha que dizer. Segundo porque, como o CD e o Play-Back que comprei ainda não chegaram, não vi as fotos do encarte e eu acho que isso também merece ser avaliado numa análise. Só por isso mesmo, porque o restante está PERFEITO!!! Shirley Carvalhaes acertou mais uma vez com este lindo lançamento do CD "O tempo de cantar chegou".

    P.S.: Deve ter havido algum equívoco, pois a ordem das músicas está errada. O CD abre com "Esse Adorador" e fecha com "Lábios de Mel". Bom, posso estar errado, mas foi assim que comprei no iTunes, ok?

    Abraços,
    Leandro Borges
    Osasco / SP

    ResponderExcluir
  15. recado de Damares pra Shirley!!

    www.youtube.com/watch?v=t76tD_yFK8o&feature=player_embedded

    parabéns Shirley Carvalhaes...


    ResponderExcluir
  16. Esse cd tá muiiiiiiito bom!! É o melhor pentecostal de 2012!!

    ResponderExcluir
  17. Por isso gosto sempre de ver este site....as informações aqui quase sempre saem primeiro que nos outros blogs!!

    ResponderExcluir
  18. lábios de mel é estranha
    mas acho que é porque nção estou acostumado a ouvir esse tipo de musica

    ResponderExcluir
  19. lábios de mel é música pra casamento...romãntica...eu achei muito linda!!!

    ResponderExcluir
  20. Um cd muito bom mesmo .. queria tbm um cd desse lançado por Cassiane ..

    ResponderExcluir

O Olhar Pentecostal sempre traz as melhores novidades do meio pentecostal e também sempre abre espaço para que o público possa opinar.
Mesmo aceitando todo tipo de pensamento livre, iremos manter a moderação de publicação prezando sempre pelo respeito e organização. Desde já agradeço a todos!